Chip de qual operadora devo utilizar no rastreador?

 

O rastreador pode ser usado de duas maneiras: através de envio de SMS do celular ou através da plataforma de rastreamento no computador e aplicativo; ou ainda das duas maneiras simultaneamente.

 

QUAL OPERADORA DEVO ESCOLHER?

Para usar o rastreador somente através de SMS, só será possível se o chip do rastreador e o chip do celular que for enviar os SMS, forem ambos da Tim.

 

Isso porque os chips da Claro, da Oi e agora também da vivo (desde 12/03/2020), não aceitam enviar ou receber SMS que contenha caracteres especiais no texto (como @#$%¨&) ou Links.

Então, o link do Google mapa que o rastreador envia por SMS informando a posição do veículo, não será enviado se estiver usando um chip da Claro ou da Oi ou da Vivo no rastreador, assim como, se o chip de seu celular for da Claro ou da Oi ou da vivo, igualmente não receberá o SMS com o link, mesmo que o SMS tenha sido enviado pelo rastreador através de um chip da Tim. Não chegará ao chip de destino porque a Claro, a Oi e a Vivo, tem filtros em seus servidores que bloqueiam os SMS com este tipo de conteúdo.

Então se você usa chip da Claro ou da Oi ou da Vivo em seu celular, deverá utilizar o rastreador através da plataforma de rastreamento, a qual poderá acessar pelo aplicativo e também pelo computador.  Para isso, é só registrar o rastreador na plataforma clicando AQUI

 

Deve-se sempre considerar usar no rastreador o chip da operadora que tiver a melhor cobertura de sinal na região onde o veículo é utilizado normalmente. Para usar o rastreador através da plataforma, o chip do rastreador precisará ter internet ativa. Nâo é necessário ter crédito para envio de SMS e/ou voz.

 

Poderá ler mais sobre os filtros das operadoras clicando AQUI

 

 

(CHIP QUE INDICAMOS USAR)

CHIP DA VIVO  configurado como  VIVO  EASY  

Se a Vivo tiver uma boa cobertura de sinal em sua região.

O melhor custo benefício hoje é usar um chip comum pré pago da Vivo, configurado como  VIVO EASY.

Ele deixará de ser pré pago e se tornará Vivo Easy.

 

Você compra um chip comum na lotérica, habilita ele com seu CPF e não coloca crédito.

Baixa o aplicativo chamado Vivo Easy em seu celular.

No aplicativo você vai digitar o número do chip que comprou e quer transformar em Vivo Easy.

O chip deverá estar em algum celular, porque no processo de ativação, a Vivo vai enviar um SMS com um código de ativação para o chip.

Então você terá que abrir o SMS enviado e digitar o código no aplicativo Vivo Easy.

Feito isso o chip estará configurado como Vivo Easy.

E então no aplicativo você irá comprar 1 Giga de internet para que o chip possa depois funcionar no rastreador através da plataforma de rastreamento (pelo computador e aplicativo de rastreamento).

Caso queira também usar o rastreador através de SMS, deverá então comprar no aplicativo Vivo Easy, diárias de SMS. Ele te retornará respostas à todos os comandos enviados via SMS, menos o da posição, devido ao filtro instalado nos servidores da Vivo no dia 12/03/2020 que passaram a bloquear os SMS que contém links no texto do SMS, como por exemplo o SMS que o rastreador envia com o link do Google mapa informando a posição do veículo.

 

Tanto a internet quanto as diárias de SMS, não expiram por tempo.

Isso porque no Vivo Easy, não tem tempo para usar o que comprou para o chip.

Você pode usar no tempo que quiser, até acabar.

 

Num chip da Vivo configurado como Vivo Easy, colocando 1 Giga de internet nele, que custa menos de 20 reais você poderá usar o rastreador na plataforma e aplicativo por mais de dois anos sem se preocupar com crédito no chip, isso porque no Vivo Easy não há prazo para usar a internet comprada e o rastreador consome apenas cerca de 30 mega por mês,  ou seja, vai demorar quase 3 anos para ele consumir 1 Giga de internet.

Entre no site da Vivo e fique por dentro de como fazer este processo.

https://www.vivo4g.com.br/vivo-easy/

 

CONFIRA AQUI AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE O VIVO EASY (publicado em agosto de 2020)

 

CHIP DA TIM, pode ser utilizado para os dois modos de uso. Os chips da Tim já vem com dados habilitado, portanto ao colocar um chip Tim no rastreador, ele estará funcionando via SMS e também enviando dados ao servidor da plataforma, independentemente de você ter ou não feito o registro do rastreador na plataforma. Isso porque os chips pré pagos da Tim já vem com internet ativa habilitada (dados GPRS). Então se pretende usar o aparelho no dois modos (via SMS e via internet), basta preencher o formulário de registro no site e o aparelho já estará funcionando também na plataforma.

Para que a Tim não debite dos créditos diariamente o valor referente ao uso de internet, aconselhamos ativar um pacote de dados mensal. Ficará bem mais barato. O rastreador consome apenas 30 mega de dados por mês.

 

 

CHIP DA CLARO,  DA  OI  E DA VIVO:  para ver a posição do veículo (rastreamento), somente através da  plataforma (GPRS), para isso, é necessário contratar um pacote de dados na operadora. Via SMS não dá para ver a posição do veículo porque estas operadoras têm filtros em seus servidores bloqueando SMS que contenham caracteres especiais. Como o SMS que o rastreador envia informando a posição do veículo é um link do Google mapa com vários caracteres especiais, o SMS que o rastreador envia para você informando a posição do veículo não chega a seu celular de destino, pois os filtros bloqueiam a mensagem.

 

SOBRE OS CHIPS DO TIPO M2M (chip de dados): Poderá usar chip do tipo m2m no rastreador (chip só de dados). Se optar por este tipo de chip, só poderá usar o rastreador através da plataforma de rastreamento, pelo aplicativo e pelo computador. 

 

IMPORTANTE: Se você comprou um chip novo para colocar no rastreador, antes de colocá-lo no rastreador você deverá colocar o chip em um aparelho de celular, habilitar o chip com seu cpf para que o chip seja ativado. Após ter feito isso, coloque crédito no chip, pois sem crédito o chip não funcionará. O chip precisa estar com crédito para funcionar no rastreador. E se desejar contratar ou ativar algum pacote de internet (dados) no chip, no caso de pretender usar o rastraeador pela plataforma e aplicativo, faça isso com ele ainda no celular, pois as operadoras costumam enviar SMS para confirmar a ativação do pacote.  Após ter ativado a internet, teste a internet do chip para ver se está tudo ok e então após isto poderá colocar o chip no rastreador para instalá-lo no veículo.